Conservação das roupas – passadoria

19 nov

Depois das dicas sobre lavagem, a próxima etapa é a passadoria (palavra diferente, né?), um processo aparentemente simples que pode ser um grande destruidor de peças.

Passadoria

Para começar: respeite a indicação de temperatura do tecido. No post passado tem um guia com os símbolos utilizados nas etiquetas. Basicamente, tecidos sintéticos ou delicados exigem temperaturas mais baixas, tecidos naturais e mais grossos, temperaturas altas – o próprio ferro tem indicações assim.

Tecidos delicados e a maioria dos tricôs não aceitam o contato direto com o ferro. A saída é protegê-los com outro paninho – eu uso fraldas, que são finas.

Peças escuras correm o risco de ficar marcadas, com manchas brilhantes. Esse problema também acontece com tecidos como a viscose. Para não arriscar, passar no avesso é sempre uma boa opção – inclusive para peças com estampas, que podem não resistir ao calor e borrar.

E o vapor? Morro de vontade de ter um steamer. Teoricamente ele funciona até para as roupas mais delicadas, e tem a facilidade de alisar e tirar o cheiro ainda no cabide. Nunca usei, alguém já tentou e quer dar um depoimento?

Práticas ecológicas ao passar roupas

Acumule roupas para passar. O gasto de energia é muito maior ao ligar o ferro a cada troca de roupa. Ao reunir peças, o ferro é ligado apenas um vez, dispensando a espera para atingir a temperatura.

Planeje a ordem de passadoria. Deixe as peças delicadas, que devem ser passadas a baixa temperatura, no começo e no final da fila. Assim, você aproveita o período de aquecimento inicial e resfriamento final do ferro.

Utilize sprays. Aqueles sprays com cheirinho (ou mesmo a versão caseira: borrifador com água e amaciante), podem ajudar muito e economizar tempo e esforço para tirar vincos das roupas.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: